Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Soluções inteligentes

Às vezes nos deparamos com alguns problemas que parecem sem solução ou com a solução muito difícil.

Dizem que durante a corrida espacial, os americanos se depararam com um problema simples mas que não se encontrava uma solução: como fazer anotações (escrever) no espaço?

Nas primeiras viagens espaciais tripuladas, notou-se que a tinta das canetas (sim, naquela época não existia tablet ou notebook, o que existia era o computador do projeto Apollo, que com 2 KB de RAM não podia se dar ao luxo de ter um editor de texto embutido) não se comportava muito bem com baixa gravidade.

Segundo consta, os americanos fizeram diversos estudos, investiram tempo e recursos e depois de muito esforço conseguiram uma caneta, caríssima, que escrevia no espaço.

Um belo dia resolveram pergutar aos soviéticos como tinham resolvido esse problema. A resposta foi desconcertante: "Foi fácil, usamos lápis." Vale a lição: às vezes a resposta está bem debaixo de nosso nariz, é só saber encontrar.

Esse preâmbulo foi apenas para reforçar algo que passei: como saber se o sistema central de ar condicionado está funcionando? Usando o bom e velho método soviético é fácil: basta amarrar uma fita na saída de ar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP