Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Soluções inteligentes

Às vezes nos deparamos com alguns problemas que parecem sem solução ou com a solução muito difícil.

Dizem que durante a corrida espacial, os americanos se depararam com um problema simples mas que não se encontrava uma solução: como fazer anotações (escrever) no espaço?

Nas primeiras viagens espaciais tripuladas, notou-se que a tinta das canetas (sim, naquela época não existia tablet ou notebook, o que existia era o computador do projeto Apollo, que com 2 KB de RAM não podia se dar ao luxo de ter um editor de texto embutido) não se comportava muito bem com baixa gravidade.

Segundo consta, os americanos fizeram diversos estudos, investiram tempo e recursos e depois de muito esforço conseguiram uma caneta, caríssima, que escrevia no espaço.

Um belo dia resolveram pergutar aos soviéticos como tinham resolvido esse problema. A resposta foi desconcertante: "Foi fácil, usamos lápis." Vale a lição: às vezes a resposta está bem debaixo de nosso nariz, é só saber encontrar.

Esse preâmbulo foi apenas para reforçar algo que passei: como saber se o sistema central de ar condicionado está funcionando? Usando o bom e velho método soviético é fácil: basta amarrar uma fita na saída de ar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP