Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Decepção no Diablo 3 - Análise de jogo

Fiquei decepcionado com o Diablo 3... Esperava mais, principalmente para 12 anos de espera! Mas uma das coisas que mais me irritou foi a "surpresa" da própria Blizzard com a quantidade de acessos nos primeiros dias!

Convenhamos, ela já tem o know-how com o World of Warcraft (WOW), o primeiro MMORPG de sucesso no mundo, e agora - depois de 12 anos - vem dizer que não esperava tantos acessos aos servidores, que estes não aguentaram a sobrecarga! O que eles estavam esperando? Já tinham um séquito - quase igual aos fãs da Apple - de adoradores da franquia Diablo, levaram um eternidade para lançar a nova versão e o mais estupidamente surpreendente é que você só consegue jogar se estiver conectado a internet! O que eles queriam então??

Este último fato é o calcanhar de Aquiles do jogo. Foram disponibilizados 3 servidores mundiais para conexão. O mais próximo para mim era o servidor das Américas, mas como comprei o jogo e não conseguia me conectar a este servidor(?), optei por trocar pelo servidor da Europa.

No dia seguinte, preparando-me para mais uma maratona de Diablo, percebi que não conseguia conectar ao servidor da Europa, mas os outros dois estavam OK (Américas e Asia). Conectei-me então ao servidor das Américas e fiquei indignado ao saber que teria que criar um personagem do zero e começar tudo novamente, pois os servidores não se comunicam e não compartilham os personagens (coisa que só vim a saber após abertura de chamado técnico no site da Blizzard)!

No auge da indignação comecei a analisar melhor o jogo e percebi que era uma remontagem do Diablo 2, trazendo melhorias óbvias em relação a gráficos e jogabilidade, mas o roteiro era praticamente o mesmo! Mesmos atos, quase as mesmas quests, inimigos remodelados mas baseados no jogo anterior e cidades iguais. Fiquei mais decepcionado ainda quando reparei que a trilha sonora do 2 era infinitamente melhor que a do 3!

Reparei também que em 3 dias de jogo (não joguei mais porque ou os servidores ficavam "Em Manutenção" ou minha internet falhava e caía fora do jogo), cheguei a passar a internet para 10 Mb, mas ainda assim experimentei o tão odiado "lag"! Culpa da minha internet? Dos servidores sobrecarregados? Não tenho como saber. Mas isso não impediu de que em apenas 3 dias eu acabasse o jogo, coisa que me foi impossível na versão anterior! E após uma tela de créditos quilométrica, fui agraciado com o retorno a primeira fase, com os mesmos cenários, quests e inimigos, mas desta vez com estes tão poderosos que beirava o ridículo!

O que me fez optar mesmo por ser reembolsado (neste ponto - o suporte - a Blizzard está de parabéns) é o fato de ter que ficar online para jogar. Sou muito criterioso para jogar, gosto de analisar tudo que faz parte do ambiente, os detalhes e ir sem pressa, por tanto um MMORPG não é para mim.

Para 12 anos de gestação, o "bebê" parece ter sido prematuro!

PS: Em tempo, há também uma fase secreta em que você entra num mundo colorido, repleto de unicórnios (ao estilo "pôneis malditos") bonitinhos, nuvens bonitinhas e arco-íris bonitinhos!!! Duvida? Então veja com seus próprios olhos! Como eu sempre digo: - Prácábá!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP