A verdade sobre a Deep Web

Clique no link: http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page (pode clicar sem medo). 

O que aconteceu? Deu uma mensagem de erro? Bom... para você. Esse link com o nome estranho, leva até um site chamado de Hidden Wiki, que é o equivalente da Wikipedia na Deep Web.



A Deep Web (ou DarkWeb ou DarkNet ou UnderNet) é o conjunto de páginas que não aparecem nos sites de busca e/ou navegadores padrão. A maneira mais fácil de se acessar a Deep Web é utilizando o Tor (inclusive já falei sobre ele aqui).

Se você é curioso deve ter se perguntado: "Oras, por que essas páginas não aparecem nos sites de busca?". Bom, os sites de busca fazem uma filtragem do conteúdo. Assim, páginas que falam sobre sobre venda de armas, pedofilia, prostituição, e mais tudo de ruim que você puder imaginar, não é indexado (ou seja, não fica disponível nas consultas). Além disso, existem maneiras de se informar se uma página deve ser indexada ou não.

Se você pesquisar no Google por Deep Web, vai encontrar bastante assunto e como sempre, tem artigos bons e outros nem tanto. Por isso sugiro a leitura dessa reportagem da Superinteressante.

Uma boa parte das páginas, fala coisas do tipo: "Ao acessar a Deep Web, o FBI vai ficar no seu rastro". Errado. Se você acessar alguma página que o FBI (ou outro órgão qualquer) está investigando, você pode ser rastreado. Mas isso também ocorre na Surface Web (a Internet "normal"). Duvida? Monte um blog e comece a falar de destruição em massa, pedofilia ou qualquer outra coisa no gênero. Complemente colocando fotos suas com armas e dizendo que vai explodir o Congresso. Ops, chegou um carro preto na frente de casa, só um minuto.

Agora, se você começar a ir atrás de problemas, pode ter certeza que vai encontrar. Pois ela é bem maior que a Surface Web (de 30 à 500 vezes - o número varia), e como o conteúdo é em grande parte politicamente incorreto (para não dizer outra coisa), a chance de você pegar um malware é maior que a navegação na Surface.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aprender a programar

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking