Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

A verdade sobre a Deep Web

Clique no link: http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page (pode clicar sem medo). 

O que aconteceu? Deu uma mensagem de erro? Bom... para você. Esse link com o nome estranho, leva até um site chamado de Hidden Wiki, que é o equivalente da Wikipedia na Deep Web.



A Deep Web (ou DarkWeb ou DarkNet ou UnderNet) é o conjunto de páginas que não aparecem nos sites de busca e/ou navegadores padrão. A maneira mais fácil de se acessar a Deep Web é utilizando o Tor (inclusive já falei sobre ele aqui).

Se você é curioso deve ter se perguntado: "Oras, por que essas páginas não aparecem nos sites de busca?". Bom, os sites de busca fazem uma filtragem do conteúdo. Assim, páginas que falam sobre sobre venda de armas, pedofilia, prostituição, e mais tudo de ruim que você puder imaginar, não é indexado (ou seja, não fica disponível nas consultas). Além disso, existem maneiras de se informar se uma página deve ser indexada ou não.

Se você pesquisar no Google por Deep Web, vai encontrar bastante assunto e como sempre, tem artigos bons e outros nem tanto. Por isso sugiro a leitura dessa reportagem da Superinteressante.

Uma boa parte das páginas, fala coisas do tipo: "Ao acessar a Deep Web, o FBI vai ficar no seu rastro". Errado. Se você acessar alguma página que o FBI (ou outro órgão qualquer) está investigando, você pode ser rastreado. Mas isso também ocorre na Surface Web (a Internet "normal"). Duvida? Monte um blog e comece a falar de destruição em massa, pedofilia ou qualquer outra coisa no gênero. Complemente colocando fotos suas com armas e dizendo que vai explodir o Congresso. Ops, chegou um carro preto na frente de casa, só um minuto.

Agora, se você começar a ir atrás de problemas, pode ter certeza que vai encontrar. Pois ela é bem maior que a Surface Web (de 30 à 500 vezes - o número varia), e como o conteúdo é em grande parte politicamente incorreto (para não dizer outra coisa), a chance de você pegar um malware é maior que a navegação na Surface.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP