Problemas ao acessar Internet Banking do Santander

Nos últimos meses estava tendo dificuldades em acessar a página do Internet Banking do Santander, tanto no IE9, no Chrome quanto no Firefox. Ao acessá-la, aparecia a tela abaixo, pedindo para instalar o módulo de proteção.


Ao clicar em "Instale já o módulo de proteção", surgia uma tela com um botão 
bem embaixo na tela, inclusive é preciso paginar para a próxima tela para aparecer o referido botão. Uma vez clicado, nada acontecia, cheguei a esperar 8 minutos e nada.

Como o módulo de proteção utiliza a JVM (Java Virtual Machine - Máquina Virtual Java), fui dar uma olhada na versão que eu tinha instalado. Para minha surpresa, estava com 9 versões do Java instalado em meu computador!

Desconfiei que o instalador ou o próprio módulo de proteção, "se perde" ou utiliza a JVM errada quando encontra várias versões do Java instaladas no mesmo computador.

Assim, resolvi remover as que eu não estava utilizando. Finalmente, atualizei o Java para a versão mais recente e bingo, problema resolvido!
Em tempo: o site do Internet Banking Banco do Brasil também não funcionava - simplesmente fica com a mensagem "Aguarde, verificando solução" (ou algo do gênero) e não saia disso. Com a remoção das JVMs  excedentes, o problema também cessou.

Somente um "senão" nisto tudo: dependendo dos softwares instalados, se você remover uma JVM talvez alguma aplicação não funcione. Mas neste caso, basta você configurar para a JVM que você deixou instalada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aprender a programar

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking