Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

App do dia: Waze

Waze é um app (para Android e iOS) para navegação via GPS. Um dos diferenciais dele é que mostra em tempo real a situação do tráfego em sua cidade. Inclusive recalculando a rota conforme as condições de tráfego mudam.
O Waze faz isso utilizando as informações passadas pelos usuários. Veja o que o site do app diz:
  • A maneira mais fácil de contribuir para melhorar o Waze é dirigir com o Waze ligado. Toda vez que você viajar, mesmo que não esteja usando o aplicativo para se guiar, ligue-o. Você não precisa fazer nada. Waze irá utilizar as informações do seu trajeto para calcular a velocidade média de uma via no momento em que dirige, verificará erros e melhorará o layout das estradas, aprenderá a direção de cada estrada e quais curvas são permitidas. No entanto, para evitar problemas, essas mudanças automáticas só são confirmadas depois de ter muitas, muitas rotas precisamente gravadas.
  • Quando for utilizar o Waze mais tarde para guiá-lo, você irá se beneficiar com as melhores rotas devido as informações que ajudou a coletar.
  • Você não precisa fazer viagens especiais com Waze. Na verdade, Waze funciona melhor em suas viagens regulares e pendulares.
  • Com Waze, você vai obter relatórios das condições do tráfego nas vias locais automaticamente.
  • Caso viaje para áreas não mapeadas no Waze, você pode tentar pavimentar uma nova via. Com apenas um botão você começa a criar um mapa em sua viajem.
Além disso, você pode reportar alertas como: radares, blitz, acidentes, tráfego intenso, entre outros. Outro ponto que merece destaque é que os usuários também podem informar o preço do combustível e o app informa os melhores preços próximos a você.

Lgicamente, isso tudo só funciona se os usuários enviarem os alertas. Não adianta passar por um acidente e não informar.

O único ponto negativo é que o consumo de bateria é enorme: num trecho de 70 KM feito em 45 minutos foram gastos 17% da minha bateria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP