App do dia: Waze

Waze é um app (para Android e iOS) para navegação via GPS. Um dos diferenciais dele é que mostra em tempo real a situação do tráfego em sua cidade. Inclusive recalculando a rota conforme as condições de tráfego mudam.
O Waze faz isso utilizando as informações passadas pelos usuários. Veja o que o site do app diz:
  • A maneira mais fácil de contribuir para melhorar o Waze é dirigir com o Waze ligado. Toda vez que você viajar, mesmo que não esteja usando o aplicativo para se guiar, ligue-o. Você não precisa fazer nada. Waze irá utilizar as informações do seu trajeto para calcular a velocidade média de uma via no momento em que dirige, verificará erros e melhorará o layout das estradas, aprenderá a direção de cada estrada e quais curvas são permitidas. No entanto, para evitar problemas, essas mudanças automáticas só são confirmadas depois de ter muitas, muitas rotas precisamente gravadas.
  • Quando for utilizar o Waze mais tarde para guiá-lo, você irá se beneficiar com as melhores rotas devido as informações que ajudou a coletar.
  • Você não precisa fazer viagens especiais com Waze. Na verdade, Waze funciona melhor em suas viagens regulares e pendulares.
  • Com Waze, você vai obter relatórios das condições do tráfego nas vias locais automaticamente.
  • Caso viaje para áreas não mapeadas no Waze, você pode tentar pavimentar uma nova via. Com apenas um botão você começa a criar um mapa em sua viajem.
Além disso, você pode reportar alertas como: radares, blitz, acidentes, tráfego intenso, entre outros. Outro ponto que merece destaque é que os usuários também podem informar o preço do combustível e o app informa os melhores preços próximos a você.

Lgicamente, isso tudo só funciona se os usuários enviarem os alertas. Não adianta passar por um acidente e não informar.

O único ponto negativo é que o consumo de bateria é enorme: num trecho de 70 KM feito em 45 minutos foram gastos 17% da minha bateria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aprender a programar

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking