Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Comando SQL para simular nomes aleatórios

Volta e meia é preciso uma massa de dados para fazermos alguns testes. E em alguns casos não é possível utilizar os dados reais de seus clientes, normalmente por conta do sigilo.

Uma maneira de contornar isso é utilizar o comando SQL abaixo. Ele retorna o primeiro nome do campo de um registro e o último nome do campo de outro registro. Dessa maneira, os dados são embaralhados e você pode utilizar sem problemas. Funciona tanto no SQL 2000 quanto no SQL 2005.

select
  (select top 1
  substring(campo, 1, charindex(' ', campo))
  from tabela
  order by newid()) as first,
  (select top 1
  ltrim(right(campo, charindex(' ', reverse(campo))))
  from tabela
  order by newid()) as last

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP