Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Comando SQL para simular nomes aleatórios

Volta e meia é preciso uma massa de dados para fazermos alguns testes. E em alguns casos não é possível utilizar os dados reais de seus clientes, normalmente por conta do sigilo.

Uma maneira de contornar isso é utilizar o comando SQL abaixo. Ele retorna o primeiro nome do campo de um registro e o último nome do campo de outro registro. Dessa maneira, os dados são embaralhados e você pode utilizar sem problemas. Funciona tanto no SQL 2000 quanto no SQL 2005.

select
  (select top 1
  substring(campo, 1, charindex(' ', campo))
  from tabela
  order by newid()) as first,
  (select top 1
  ltrim(right(campo, charindex(' ', reverse(campo))))
  from tabela
  order by newid()) as last

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP