Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Comando SQL para simular nomes aleatórios

Volta e meia é preciso uma massa de dados para fazermos alguns testes. E em alguns casos não é possível utilizar os dados reais de seus clientes, normalmente por conta do sigilo.

Uma maneira de contornar isso é utilizar o comando SQL abaixo. Ele retorna o primeiro nome do campo de um registro e o último nome do campo de outro registro. Dessa maneira, os dados são embaralhados e você pode utilizar sem problemas. Funciona tanto no SQL 2000 quanto no SQL 2005.

select
  (select top 1
  substring(campo, 1, charindex(' ', campo))
  from tabela
  order by newid()) as first,
  (select top 1
  ltrim(right(campo, charindex(' ', reverse(campo))))
  from tabela
  order by newid()) as last

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP