Postagem em destaque

Huguinho e Zezinho surfando com granizo

Imagem
Certa vez, em outubro de 2023, Huguinho e seu amigo Zezinho foram surfar no final da tarde. O vento estava forte e a chuva, constante. Quando chegaram perto da praia, mal conseguiam segurar suas pranchas. O mar estava bem mexido, e ainda tiveram que andar cerca de 1 km até o pico. Quando estavam se aproximando, começou a cair granizo! Dava para ouvir claramente o barulho das pedras contra as pranchas. Eles se abrigaram embaixo do posto avançado dos salva-vidas, mas não adiantou muito. Ficaram olhando o mar — que estava bem agitado e quebrando bem longe — e perceberam que estava difícil passar a arrebentação. Como o granizo não parava, decidiram entrar assim mesmo. Logo que entraram no mar, o granizo cessou, mas aí começou o verdadeiro desafio: passar a arrebentação. Depois de levar várias séries na cabeça e quase sem forças, finalmente conseguiram. E começaram os raios! Quando estavam quase decidindo sair por causa deles, os raios pararam. Ufa! É algo estranho: você está lá, só você (c...

Filas no trânsito

Antigamente nós falávamos que "em qualquer cidade grande o trânsito é caótico". Hoje em dia isso mudou, pois "em qualquer cidade o trânsito é caótico". São fechadas, motoristas mal-humorados, barbeiragens, etc. Mas o que tudo mundo odeia mesmo é ficar parado numa fila.

Já se perguntou porque as filas surgem? É claro que o número elevado de veículos faz diferença, mas é fácil constatar que dois fatores também influenciam o surgimento das filas:
1. Tempo de reação.
Se o tempo de reação de Usain Bolt (Jamaica) é de cerca 165 milésimos de segundo, imagina de quanto é daquele tiozinho distraído lá da frente, que fica tirando meleca do nariz! Você ficaria surpreso se soubesse que tem gente que demora até 10 segundos para arrancar depois que o sinal abriu?

Alguém pode falar: "Ah, se você está com pressa saia antes.". Mas imagine se todos demorassem 7 segundos para arrancar. E que seu trajeto tenha apenas 5 sinaleiras e cada um tenha apenas 10 carros na sua frente e que cada sinaleira fique aberta 30 segundos para cada lado. Sabe quanto tempo você ia perder? 15 minutos. Já se as pessoas que estiverem na fila forem normais, e o tempo de reação for 1 segundo, você leva 5 minutos. Repare que o tempo de reação de 1 segundo é 6 vezes mais que o tempo de reação de Usain Bolt, ou seja, perfeitamente aceitável. Então não é "estar com pressa", é não ser lerdo mesmo!

A fórmula para calcular o tempo total perdido, descrito acima, é esta:
ns * (tsa + tsf) * INT(nc / (tsa / tr) + 1), onde:

ns  = Número de sinaleiras
tsa = Tempo de sinaleira aberta (em segundos)
tsf = Tempo de sinaleira fechada (em segundos)
nc  = Número de carros parados na sinaleira
tr  = Tempo de reação (em segundos)
Clique aqui para fazer o download da planilha.

Até por isso considero que deveria ser obrigatório um teste que eliminasse os motoristas que não tivessem um tempo mínimo de reação.

2. Distância entre os veículos.
Lógico que devemos deixar uma distância segura para o carro da frente. Mas uns 30 metros de espaço com a fila parada é demais. Dá uns 5 carros, com folga.

Ou então aqueles lerdos, que depois de 5 minutos parados no engarrafamento, a fila finalmente começa a andar e os "relaxados" deixam uma distância de 100, 150 metros para o veículo da frente. Já vi muito disso, só não filmei porque estava dirigindo.

Imagine se 10 carros fazem isso. Em 1 KM teríamos incríveis 10 carros! Quando nesse mesmo espaço poderiam ter até 100! E garanto que esses "espaçosos" são os primeiros a reclamar: "Tá com pressa? Saí mais cedo!". Até saio, se não for pegar um !@#$%¨&* que nem você pela frente!

Para ver mais exemplos de lerdeza e barbeiragens no volante recomendo o site http://www.sinalvermelhocuritiba.com/. Outro bom site sobre nossos problemas no trânsito é o http://www.paniconotransito.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google Hacking

Netflix não mostra ícone de streaming

Radar no KM 175 da BR101