Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

App do dia: DropSync

Quem acompanha o blog deve ter percebido que volta e meia falo alguma coisa sobre backup. Veja por exemplo, esses posts: Backup e Computação em nuvem é segura?

O meu trauma a respeito do assunto remonta ao início dos anos 1990. Meu primeiro computador, com um HD de 20 MB (é MB mesmo, não é GB) pifou e eu, que estava começando a programar, perdi o código fonte de vários programas. Tive que refazer tudo. Desde aquela época, levo ao pé da letra a máxima: "backup nunca é demais". Afinal, quem quer perder a coleção de fotos da Kate Beckinsale?












Por conta disso, vou falar sobre o app DropSync. Ele permite que você faça backups na nuvem e mantenha seus dispositivos (smartphone e/ou tablet) sincronizados. Uma das suas características é ter um visual limpo e ser de fácil configuração.
DropSync - Status
Basicamente, você só precisa informar a pasta local (por exemplo: /sdcard/DCIM), a pasta remota (por exemplo: /Phone/Camera) e o método de sincronismo: download, upload, download/upload, etc.
DropSync - Folders
Você também pode configurar algumas características como: realizar o sincronismo em um determinado intervalo de tempo; permitir a conexão somente quando estiver com WiFi; é possível configurar para realizar Instant upload (por exemplo: fazer o upload automático de cada nova foto).
DropSync - Settings
A versão free tem limitações quanto ao número de pastas (somente uma) e ao tamanho dos arquivos para upload (máximo de 5 MB). Por isso recomendo que você compre esse app, caso queira utilizar para valer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP