Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

App do dia: DropSync

Quem acompanha o blog deve ter percebido que volta e meia falo alguma coisa sobre backup. Veja por exemplo, esses posts: Backup e Computação em nuvem é segura?

O meu trauma a respeito do assunto remonta ao início dos anos 1990. Meu primeiro computador, com um HD de 20 MB (é MB mesmo, não é GB) pifou e eu, que estava começando a programar, perdi o código fonte de vários programas. Tive que refazer tudo. Desde aquela época, levo ao pé da letra a máxima: "backup nunca é demais". Afinal, quem quer perder a coleção de fotos da Kate Beckinsale?












Por conta disso, vou falar sobre o app DropSync. Ele permite que você faça backups na nuvem e mantenha seus dispositivos (smartphone e/ou tablet) sincronizados. Uma das suas características é ter um visual limpo e ser de fácil configuração.
DropSync - Status
Basicamente, você só precisa informar a pasta local (por exemplo: /sdcard/DCIM), a pasta remota (por exemplo: /Phone/Camera) e o método de sincronismo: download, upload, download/upload, etc.
DropSync - Folders
Você também pode configurar algumas características como: realizar o sincronismo em um determinado intervalo de tempo; permitir a conexão somente quando estiver com WiFi; é possível configurar para realizar Instant upload (por exemplo: fazer o upload automático de cada nova foto).
DropSync - Settings
A versão free tem limitações quanto ao número de pastas (somente uma) e ao tamanho dos arquivos para upload (máximo de 5 MB). Por isso recomendo que você compre esse app, caso queira utilizar para valer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP