Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

App do dia: DropSync

Quem acompanha o blog deve ter percebido que volta e meia falo alguma coisa sobre backup. Veja por exemplo, esses posts: Backup e Computação em nuvem é segura?

O meu trauma a respeito do assunto remonta ao início dos anos 1990. Meu primeiro computador, com um HD de 20 MB (é MB mesmo, não é GB) pifou e eu, que estava começando a programar, perdi o código fonte de vários programas. Tive que refazer tudo. Desde aquela época, levo ao pé da letra a máxima: "backup nunca é demais". Afinal, quem quer perder a coleção de fotos da Kate Beckinsale?












Por conta disso, vou falar sobre o app DropSync. Ele permite que você faça backups na nuvem e mantenha seus dispositivos (smartphone e/ou tablet) sincronizados. Uma das suas características é ter um visual limpo e ser de fácil configuração.
DropSync - Status
Basicamente, você só precisa informar a pasta local (por exemplo: /sdcard/DCIM), a pasta remota (por exemplo: /Phone/Camera) e o método de sincronismo: download, upload, download/upload, etc.
DropSync - Folders
Você também pode configurar algumas características como: realizar o sincronismo em um determinado intervalo de tempo; permitir a conexão somente quando estiver com WiFi; é possível configurar para realizar Instant upload (por exemplo: fazer o upload automático de cada nova foto).
DropSync - Settings
A versão free tem limitações quanto ao número de pastas (somente uma) e ao tamanho dos arquivos para upload (máximo de 5 MB). Por isso recomendo que você compre esse app, caso queira utilizar para valer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP