Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

IFTTT: Coloque a internet para trabalhar para você

O IFTTT é um serviço que permite você criar conexões entre canais (na nomenclatura do IFTTT um canal é um serviço ou site, por exemplo, Twitter, Facebook, Google+, Gmail, etc) de maneira bem simples. Por exemplo, imagine que você tenha um blog e que você deseje enviar um twit com a url de cada nova postagem. O IFTTT faz isso.
Canais IFTTT
Canais IFTTT
IFTTT significa: IF THIS THEN THAT. Quando ocorre um evento (uma nova postagem no blog) então faça isso (envie um twit com a url da postagem). Depois de pronto ele é denominado de recipe. O "this" é o trigger (evento que dispara a ação). Exemplos de triggers: uma nova foto no Instragram, uma nova mensagem do Facebook. Já o "that" é a ação tomada quando ocorre o trigger: enviar um email, gravar uma foto no Dropbox.

Quando você começa a utilizar um canal pela primeira vez, é necessário ativá-lo. Que nada mais é, do que dar permissão de acesso para o canal. Dependendo do canal (o Blogger, por exemplo) é necessário fornecer algumas informações como url do seu blog, etc. O bom é que o IFTTT é muito didático, e todas as etapas são muito intuitivas:
IFTTT recipes
IFTTT recipes
Outras características:
- é possível ligar/desligar um recipe a qualquer tempo;
- os dados de cada recipe são checados a cada 15 minutos;
- é possível compartilhar recipes e também utilizar os recipes compartilhados por outros. Aliás, a lista de recipes disponíveis é enorme: https://ifttt.com/recipes. Tem coisas bem interessantes: Cada nova foto no Instagram, enviar para o Dropbox ou se um email é marcado com estrela (no Gmail), cria uma nota no Evernote.

Como diz o IFTTT:
Put the internet to work for you.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP