Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

IFTTT: Coloque a internet para trabalhar para você

O IFTTT é um serviço que permite você criar conexões entre canais (na nomenclatura do IFTTT um canal é um serviço ou site, por exemplo, Twitter, Facebook, Google+, Gmail, etc) de maneira bem simples. Por exemplo, imagine que você tenha um blog e que você deseje enviar um twit com a url de cada nova postagem. O IFTTT faz isso.
Canais IFTTT
Canais IFTTT
IFTTT significa: IF THIS THEN THAT. Quando ocorre um evento (uma nova postagem no blog) então faça isso (envie um twit com a url da postagem). Depois de pronto ele é denominado de recipe. O "this" é o trigger (evento que dispara a ação). Exemplos de triggers: uma nova foto no Instragram, uma nova mensagem do Facebook. Já o "that" é a ação tomada quando ocorre o trigger: enviar um email, gravar uma foto no Dropbox.

Quando você começa a utilizar um canal pela primeira vez, é necessário ativá-lo. Que nada mais é, do que dar permissão de acesso para o canal. Dependendo do canal (o Blogger, por exemplo) é necessário fornecer algumas informações como url do seu blog, etc. O bom é que o IFTTT é muito didático, e todas as etapas são muito intuitivas:
IFTTT recipes
IFTTT recipes
Outras características:
- é possível ligar/desligar um recipe a qualquer tempo;
- os dados de cada recipe são checados a cada 15 minutos;
- é possível compartilhar recipes e também utilizar os recipes compartilhados por outros. Aliás, a lista de recipes disponíveis é enorme: https://ifttt.com/recipes. Tem coisas bem interessantes: Cada nova foto no Instagram, enviar para o Dropbox ou se um email é marcado com estrela (no Gmail), cria uma nota no Evernote.

Como diz o IFTTT:
Put the internet to work for you.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP