Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Tecnologia nos filmes - parte 2

Já falei sobre esse assunto aqui, mas isso parece não ter fim.

Gosto muito da série Criminal Minds, mas às vezes, fico espantado com alguns absurdos que são mostrados pela personagem Penelope Garcia, uma hacker recrutada pela FBI.

Alguns episódios trazem diálogos mais ou menos assim:
- Garcia, preciso de uma lista de todos os crimes ocorridos no Estado da Flórida, por homens de 20 a 30 anos, com histórico de violência, que tenham usado o cartão de crédito nos últimos 3 meses e que tenham filhos de 5 anos com cabelos ruivos.
- Certo. Enquanto falávamos já fiz a pesquisa e o resultado já está em seus celulares.

Assim até eu resolvo o crime.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP