Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Backup dos documentos que estão armazenados na nuvem

Apesar de não ser um grande usuário do Google Docs, tenho lá meus 40 e poucos documentos (mas uso mesmo só 5). Depois de ter falado da segurança da computação em nuvem aqui, vi que faltava mais informação de como deixar isso mais seguro.

Eis um pequeno tutorial de como fazer backups de seus documentos armazenados na nuvem, mais precisamente no Google Docs.

1. Clique com o botão da direita em um documento qualquer e selecione a opção "Fazer download..."

 
2. Na janela aberta, selecione a guia "Todos os itens" e clique em "Fazer download"


3. Aguarde enquanto os arquivos são compactados.


4. Concluída a compactação, o download começará automaticamente.



Cabem aqui duas observações:

1. No item 3 existe a possibilidade de "Enviar por e-mail quando estiver pronto", mas como a questão central aqui é a segurança da nuvem, não aconselho a usar essa opção;

2. Apesar de ser simples, não é intuitivo, pois é preciso clicar em um arquivo para fazer o download de todos. Seria mais simples se existisse um opção "Fazer download de todos os documentos". Não sei se sou chato, mas às vezes simplesmente não consigo entender como uma empresa como a Google deixa passar uma coisa assim. Segue aqui minha sugestão:

Na tela inicial, o usuário teria um botão assim:

E quando fosse pressionado:
Não é mais simples e claro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP