Postagem em destaque

Huguinho e Zezinho surfando com granizo

Imagem
Certa vez, em outubro de 2023, Huguinho e seu amigo Zezinho foram surfar no final da tarde. O vento estava forte e a chuva, constante. Quando chegaram perto da praia, mal conseguiam segurar suas pranchas. O mar estava bem mexido, e ainda tiveram que andar cerca de 1 km até o pico. Quando estavam se aproximando, começou a cair granizo! Dava para ouvir claramente o barulho das pedras contra as pranchas. Eles se abrigaram embaixo do posto avançado dos salva-vidas, mas não adiantou muito. Ficaram olhando o mar — que estava bem agitado e quebrando bem longe — e perceberam que estava difícil passar a arrebentação. Como o granizo não parava, decidiram entrar assim mesmo. Logo que entraram no mar, o granizo cessou, mas aí começou o verdadeiro desafio: passar a arrebentação. Depois de levar várias séries na cabeça e quase sem forças, finalmente conseguiram. E começaram os raios! Quando estavam quase decidindo sair por causa deles, os raios pararam. Ufa! É algo estranho: você está lá, só você (c...

L337, L33T, LEET

Já ouviu falar de L337? E L33T? E LEET? Talvez não tenha ouvido falar, mas muito provavelmente já viu algum termo escrito em leet. Por exemplo: h4(|{3r (hacker), p0rn ou pr0n (porn).

Esclarecendo: Leet é uma linguagem, um alfabeto, que começou a ser utilizada nos anos 80, como forma de burlar a censura a certos termos nos BBS.

Na versão mais básica é a simples substituição das vogais por números:
  • A = 4
  • E = 3
  • I = 1
  • O = 0
Mas por ser muito flexível pode existir mais de uma forma de escrever a mesma palavra. Veja o exemplo do título deste texto. Leet pode ser escrito como "L337" ou "L33T". As formas mais complexas são abordadas aqui e aqui.

Se quiser brincar um pouco existem alguns tradutores de leet para inglês.
http://www.brenz.net/services/l337Maker.asp
http://www.albinoblacksheep.com/text/leet

Existe até mesmo uma versão do Google em leet: http://www.google.com/webhp?hl=xx-hacker

3nj0¥!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google Hacking

Netflix não mostra ícone de streaming

Radar no KM 175 da BR101