POG - Programação Orientada a Gambiarras

Fui obrigado a rir pensando no título deste post, mas é a pura verdade. Veja só meu problema. Na minha rede do trabalho, o IP da minha máquina estava mudando direto (dinâmico). Como tenho que acessar minha máquina de casa e muitas vezes em outros locais através da VPN, isso é um verdadeiro incômodo.

Assim, resolvi fixar o IP. Até aí tudo bem, mas daí não conseguia mais mapear uma unidade rede que é muito importante para o meu trabalho. E fiquei pensando que se houvesse uma maneira do meu computador informar o IP para mim, através de um outro acesso (um site, um arquivo ftp, etc) seria muito prático.

Como tenho acesso ao FTP da rede, criei uma solução simples, mas que parece complicada explicando. Resumindo, meu micro salva o IP em um arquivo TXT e através de um BATCH eu jogo esse TXT para uma área FTP que posso acessar de qualquer computador com acesso a internet e ver qual é o IP atualizado!

Só lembrando que tenho um micro com Windows 7 no meu trabalho, então talvez você tenha que fazer alguma modificação para rodar aí no seu! ;-)

Ips.bat

@ipconfig | find "IPv4" > gustavo.txt
@ftp -s:conexao.txt
@exit

Na primeira linha pego o IP através do comando ipconfig, localizando a conexão Ipv4 e salvo no arquivo gustavo.txt. Se não existir esse arquivo o Windows cria.

A última linha é autoexplicativa. Já na segunda, é onde fazemos a conexão com o FTP. O parâmetro –s indica que segue um arquivo contendo estas informações. Tal arquivo é necessário porque é a única forma de fazer a conexão automatizada.

Conexao.txt

open ENDEREÇO_DE_FTP
MEU_USUARIO
MINHA_SENHA
cd temp
put gustavo.txt
close
bye

Esse arquivo (conexao.txt) abre o endereço FTP e em seguida usa o MEU_USUARIO e a MINHA_SENHA para abrir esse endereço. Após, eu vou para a pasta onde quero postar meu arquivo (cd temp) e então coloco (put) o arquivo lá, fecho e encerro a conexão.

Repare que todos esses arquivos tem que ficar na mesma pasta para tudo funcionar.


Colaborador Alexandre Setta

Palavras-chave: ftp cmd dos put cd open ipconfig conexao rede bat

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Concorrência com GO

Problema ao transferir arquivos grandes via FTP