Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Uso do email corporativo

O uso de email, especialmente em ambientes corporativos, sempre traz muita discussão do que se pode fazer e o que não se pode. Neste artigo, tento sintetizar algumas dicas, que julgo serem importantes:

1. Email corporativo pode ser monitorado. Presume-se que ao usar o email corporativo o assunto seja sobre o trabalho, portanto, de interesse da empresa. Esse é o entendimento mais aceito, mas não é uma regra.

2. Webmail não pode ser monitorado. Por ser de uso pessoal, os emails não dizem respeito à empresa, mesmo sendo utilizado dentro do ambiente de trabalho. Como o item anterior, também é o entendimento mais aceito.

3. Criar "Termo de Responsabilidade", com cláusulas de sigilo, responsabilidade e auditoria. Dessa maneira, a empresa busca ficar resguardada em relação a alguns problemas.

4. Não negociar com o sindicato a possibilidade de avisar o funcionário antes de se fazer a auditoria no micro, pois se mais tarde isso for para acordo coletivo, a empresa será obrigada a obedecer. E também não será objeto de barganha em uma futura negociação.

5. O funcionário não pode ser demitido por justa causa se não houver recorrência do problema. Antes é necessário aplicar outras penas: advertir e suspender. Ex.: Justa causa somente se o funcionário enviar vários emails pornográficos durante vários dias.

6. Email enviado pelo funcionário não pode ser utilizado como justificativa de hora extra.

7. Na empresa não existe “privacidade”, portanto o funcionário não pode invocar o art. 5º da constituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP