Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Windows vs Linux vs OSX

Bastou que os computadores com o Mac OS X se tornassem mais populares que o número de ataques começou a aumentar. Dãaa. Estava na cara que isso ocorreria. Aliás, acho que o lema do OS X deveria mudar, pois o atual é propaganda enganosa: "O sistema operacional mais avançado do mundo. Levado à perfeição.". Tá, conta outra.

Como os usuários do OS X não são acostumados a usar antivírus, o número de ameaças aumentou. Matematicamente demonstrável por: quanto maior o número de computadores usando um sistema operacional e maior o número de usuários despreparados, maior o número de ameaças.

Brincadeiras à parte, o maior problema é quem está operando o computador. De nada adianta o sistema operacional ser seguro, se o usuário baixa um arquivo de um site suspeito e executa-o. Aí não tem sistema operacional, software antivírus, bloqueador de malware, que dê conta.

Sabem por que os criminosos preferem o Windows? Não é por que ele é mais vulnerável que os outros é porque o Windows domina mais de 90% do mercado. Inclusive, sugiro a leitura do texto Hackear em macs é tão mais fácil.

Dando uma (sem trocadilhos) de Mãe Dinhá ou Nostradamus: Prevejo que num futuro não muito distante, essas pragas atinjam com maior intensidade os sistemas baseados em Linux (ohhhh). Isso se a base de sistemas Linux aumentar.





Fonte:
  http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/cresce-ataques-malware-contra-usuarios-mac-23052011-32.shl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP