Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Windows vs Linux vs OSX

Bastou que os computadores com o Mac OS X se tornassem mais populares que o número de ataques começou a aumentar. Dãaa. Estava na cara que isso ocorreria. Aliás, acho que o lema do OS X deveria mudar, pois o atual é propaganda enganosa: "O sistema operacional mais avançado do mundo. Levado à perfeição.". Tá, conta outra.

Como os usuários do OS X não são acostumados a usar antivírus, o número de ameaças aumentou. Matematicamente demonstrável por: quanto maior o número de computadores usando um sistema operacional e maior o número de usuários despreparados, maior o número de ameaças.

Brincadeiras à parte, o maior problema é quem está operando o computador. De nada adianta o sistema operacional ser seguro, se o usuário baixa um arquivo de um site suspeito e executa-o. Aí não tem sistema operacional, software antivírus, bloqueador de malware, que dê conta.

Sabem por que os criminosos preferem o Windows? Não é por que ele é mais vulnerável que os outros é porque o Windows domina mais de 90% do mercado. Inclusive, sugiro a leitura do texto Hackear em macs é tão mais fácil.

Dando uma (sem trocadilhos) de Mãe Dinhá ou Nostradamus: Prevejo que num futuro não muito distante, essas pragas atinjam com maior intensidade os sistemas baseados em Linux (ohhhh). Isso se a base de sistemas Linux aumentar.





Fonte:
  http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/cresce-ataques-malware-contra-usuarios-mac-23052011-32.shl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP