Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Windows vs Linux vs OSX

Bastou que os computadores com o Mac OS X se tornassem mais populares que o número de ataques começou a aumentar. Dãaa. Estava na cara que isso ocorreria. Aliás, acho que o lema do OS X deveria mudar, pois o atual é propaganda enganosa: "O sistema operacional mais avançado do mundo. Levado à perfeição.". Tá, conta outra.

Como os usuários do OS X não são acostumados a usar antivírus, o número de ameaças aumentou. Matematicamente demonstrável por: quanto maior o número de computadores usando um sistema operacional e maior o número de usuários despreparados, maior o número de ameaças.

Brincadeiras à parte, o maior problema é quem está operando o computador. De nada adianta o sistema operacional ser seguro, se o usuário baixa um arquivo de um site suspeito e executa-o. Aí não tem sistema operacional, software antivírus, bloqueador de malware, que dê conta.

Sabem por que os criminosos preferem o Windows? Não é por que ele é mais vulnerável que os outros é porque o Windows domina mais de 90% do mercado. Inclusive, sugiro a leitura do texto Hackear em macs é tão mais fácil.

Dando uma (sem trocadilhos) de Mãe Dinhá ou Nostradamus: Prevejo que num futuro não muito distante, essas pragas atinjam com maior intensidade os sistemas baseados em Linux (ohhhh). Isso se a base de sistemas Linux aumentar.





Fonte:
  http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/cresce-ataques-malware-contra-usuarios-mac-23052011-32.shl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP