Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Backup

Procurei, durante muito tempo, um programa que fizesse o backup dos meus documentos. Testei vários e nenhum atendeu as minhas necessidades (que basicamente são simplicidade e confiabilidade). O que mais se aproximou foi o Cobian. É um software opensource, simples de usar mas que infelizmente tinha alguns bugs.

Resolvi então criar a minha própria solução de backup. Ela utiliza 3 programas diferentes: um compactador, no caso o RAR.EXE (esse é o programa que executa no DOS e não no Windows); um aplicativo que criei para manter as n últimas versões do backups e que não por acaso tem o nome de MANTER.EXE ; e um programa .BAT que é a parte principal do processo. Além desses arquivos existem mais 2: o BACKUP.INC e o BACKUP.EXC que são respectivamente a lista de inclusão e de exclusão do backup.

Programa BACKUP.BAT:

@echo off

set drive=c:
set pasta=user\app
set pastaBkp=user\backup

%drive%
cd\%pasta%

if exist %drive%\%pasta%\backup.err del %drive%\%pasta%\backup.err
%drive%\%pasta%\rar a %drive%\%pastaBkp%\backup_.zip -agYYYYMMDD -t -r -ep2 -dh -ilogbackup.err @backup.inc -x@backup.exc

%drive%
cd\%pastaBkp%
%drive%\%pasta%\manter %drive%\%pastaBkp%\backup_*.zip 20
if exist %drive%\%pasta%\backup.err notepad %drive%\%pasta%\backup.err

Arquivo de inclusão (BACKUP.INC):
c:\user\app\*.bat
c:\user\app\backup.exc
c:\user\app\backup.inc
%userprofile%\.*
%userprofile%\AppData\Roaming\Microsoft\Outlook
%userprofile%\Documents
%userprofile%\Desktop
%userprofile%\Favorites
%userprofile%\Links

Arquivo de exclusão (BACKUP.EXC):

%userprofile%\Desktop\Home
*.vhd
*.exe

Alguns comentários:

- Os arquivos devem estar todos juntos na pasta indicada no programa BACKUP.BAT, que no exemplo é c:\user\app.
- Na linha onde é chamado o programa MANTER, existe um parâmetro (20), que é o número de backups que se deseja manter.
- Caso ocorra algum erro na execução do backup será criado um arquivo, BACKUP.ERR, e a mensagem de erro será mostrada.
- A variável de ambiente "pastaBkp", indica em qual pasta será armazenado o backup.
- Tanto no arquivo de inclusão quanto no de exclusão, podem ser informados, o nome de um arquivo, o nome de uma pasta e a utilização de coringas (? e *).
- O conteúdo dos arquivos BACKUP.INC e BACKUP.EXC é baseado na estrutura de pastas do meu micro, mas com pequenos ajustes funcionam em qualquer micro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP