Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Para quem nunca viu um

Lendo uma matéria, descobri que as máquinas de escrever vão deixar de ser fabricadas. Ano passado foi a vez da Sony informar que iria parar de fabricar disquetes.

Máquina de escrever
Disquetes 1.44"



Tá, e daí!? Calma, gafanhoto. Daí, que muita gente nunca viu (quanto mais utilizou) tanto um quanto outro. E as fitas VHS? Alguém sabe se ainda são locadas? Lembro que existia até um rebobinador para rebobinar (dã) as fitas antes de devolvê-las à locadora.

Fita VHS
Rebobinador
Outro ícone dos anos 80/90 foi a fita cassete. Meu primeiro computador foi um TK 2000, com o chip 6502 da Motorola, com incríveis 64 K (isso mesmo, Kbytes) de RAM, mas que descontando a memória de vídeo e do S.O., acho que sobravam uns 35 K. Para ganhar espaço, programava em Assembler ou até mesmo em linguagem de máquina. O meio de armazenagem era  fita cassete. Não era fácil acertar o volume e os graves e agudos (quando tinha) para carregar um programa. Às vezes perdia-se muito tempo nisso. Mas o melhor deixei pro final: cheguei a baixar um programa de uma rádio que transmitia software via FM (se não me engano, era todo domingo pela manhã, das 10h às 11h).
TK 2000
Fita cassete

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP