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Código Limpo: Nomes Significativos

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Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Senhas mais utilizadas

Parece que a segurança não é levada muito a sério por algumas pessoas. Se você pesquisar no Google pelas senhas mais utilizadas verá uma lista mais ou menos como a que segue:
  • 123
  • 1234
  • 12345
  • 123456
  • 1234567
  • 12345678
  • 111111
  • 000000
  • 654321
  • password
  • abc123
  • qwerty
  • 696969
  • master
  • shadow
  • test
  • 121212
  • 010101
  • 123123
  • pricess
  • [o próprio nome do usuário]

Extrapolando para o ambiente corporativo, acrescentaria as seguintes:
  • administrator
  • guest
  • root
  • admin
  • password
  • temp
  • share
  • write
  • full
  • read
  • files
  • demo
  • test
  • access
  • backup
  • system
  • server
  • local
As listas acima não possuem uma ordem de aparição nem qualquer conteúdo científico em sua elaboração. Mas, por experiência própria, posso dizer que essas listas são muito próximas da realidade. Antes que reclamem, sim, os termos estão em inglês, mas basta traduzir.

Outro ponto falho são os softwares e hardwares que trazem uma senha padrão e não obrigam o usuário a trocá-la no primeiro acesso. Se você não obrigar o usuário a realizar uma ação ele não irá fazê-la. Não por sua (do usuário) culpa, mas simplesmente porque é mais fácil. Como diz Joel Spolsky: "usuários não leem manuais" e "usuários não leem caixas de diálogo". Se você não sabe quem é Joel Spolsky, destine um pouco de tempo para ler a seu respeito aqui. Vale a pena.

Para esses usuários sugiro que utilizem o http://www.yetanotherpasswordmeter.com/. O site permite avaliar a complexidade de sua senha e mostra o seu score (da senha, não o do leitor). É interessante, pois mostra onde o usuário está falhando e onde está de acordo com os critérios pré-estabelecidos. As minhas, por exemplo, estão acima de 59%.

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