Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Endereço MAC da placa de rede

Estava em casa com dificuldades para conseguir conectar no meu roteador wireless e percebi várias outras redes disponíveis (claro que protegidas por senha).

Mas existe sempre aquele newbie que quer aparecer para os amigos e dizer que só usa a internet do vizinho e que este nem sabe disso! Então me ocorreu uma ideia bem simples, filtrar o acesso à minha rede utilizando o endereço MAC das placas de rede.

Para quem não sabe, o endereçamento MAC é algo característico da placa de rede. É um acrônimo para Media Access Control. Sendo único, não é possível encontrar 2 endereços iguais sem a utilização de subterfúgios e serve para identificar a própria placa/chipset. Se você tem um roteador mais recente, este deve possuir a opção de filtrar utilizando MAC. Isto serve para que somente os endereços MAC ali cadastrados possam ter acesso a sua rede.

Para descobrir o seu endereço MAC no Windows 7 (meu caso), vá no Prompt de Comando (normalmente no Iniciar > Acessórios) e digite: ipconfig /all e localize a sua conexão padrão. No meu caso é o adaptador Ethernet. A informação está no campo Endereço Físico. Copie os dados e insira no seu roteador.

Mas isso tudo não adiantará muito, se você também não mudar a senha de acesso do seu roteador!

Lembre-se que este é só mais um método de impedir os newbies de utilizarem sua rede, até porque, hoje em dia, nada é 100% seguro!

Por Gustavo Setta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP