Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Endereço MAC da placa de rede

Estava em casa com dificuldades para conseguir conectar no meu roteador wireless e percebi várias outras redes disponíveis (claro que protegidas por senha).

Mas existe sempre aquele newbie que quer aparecer para os amigos e dizer que só usa a internet do vizinho e que este nem sabe disso! Então me ocorreu uma ideia bem simples, filtrar o acesso à minha rede utilizando o endereço MAC das placas de rede.

Para quem não sabe, o endereçamento MAC é algo característico da placa de rede. É um acrônimo para Media Access Control. Sendo único, não é possível encontrar 2 endereços iguais sem a utilização de subterfúgios e serve para identificar a própria placa/chipset. Se você tem um roteador mais recente, este deve possuir a opção de filtrar utilizando MAC. Isto serve para que somente os endereços MAC ali cadastrados possam ter acesso a sua rede.

Para descobrir o seu endereço MAC no Windows 7 (meu caso), vá no Prompt de Comando (normalmente no Iniciar > Acessórios) e digite: ipconfig /all e localize a sua conexão padrão. No meu caso é o adaptador Ethernet. A informação está no campo Endereço Físico. Copie os dados e insira no seu roteador.

Mas isso tudo não adiantará muito, se você também não mudar a senha de acesso do seu roteador!

Lembre-se que este é só mais um método de impedir os newbies de utilizarem sua rede, até porque, hoje em dia, nada é 100% seguro!

Por Gustavo Setta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP