Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Endereço MAC da placa de rede

Estava em casa com dificuldades para conseguir conectar no meu roteador wireless e percebi várias outras redes disponíveis (claro que protegidas por senha).

Mas existe sempre aquele newbie que quer aparecer para os amigos e dizer que só usa a internet do vizinho e que este nem sabe disso! Então me ocorreu uma ideia bem simples, filtrar o acesso à minha rede utilizando o endereço MAC das placas de rede.

Para quem não sabe, o endereçamento MAC é algo característico da placa de rede. É um acrônimo para Media Access Control. Sendo único, não é possível encontrar 2 endereços iguais sem a utilização de subterfúgios e serve para identificar a própria placa/chipset. Se você tem um roteador mais recente, este deve possuir a opção de filtrar utilizando MAC. Isto serve para que somente os endereços MAC ali cadastrados possam ter acesso a sua rede.

Para descobrir o seu endereço MAC no Windows 7 (meu caso), vá no Prompt de Comando (normalmente no Iniciar > Acessórios) e digite: ipconfig /all e localize a sua conexão padrão. No meu caso é o adaptador Ethernet. A informação está no campo Endereço Físico. Copie os dados e insira no seu roteador.

Mas isso tudo não adiantará muito, se você também não mudar a senha de acesso do seu roteador!

Lembre-se que este é só mais um método de impedir os newbies de utilizarem sua rede, até porque, hoje em dia, nada é 100% seguro!

Por Gustavo Setta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP