Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Organização de pastas e arquivos no computador

Lendo o artigo Como organizar os arquivos e pastas no computador, do blog Efetividade.net resolvi mostrar como organizo o meu computador.

Tenho uma pasta chamada ams (Alexandre Maciel Setta) que é a minha pasta raiz. Abaixo dela tenho a seguinte estrutura:
  • app: aplicativos essenciais, normalmente são programas que não tem instalação (descompactar e usar). Crio uma pasta para cada aplicação, a menos que seja apenas o arquivo executável. Nesse caso, deixo sob a pasta \app.
  • backup: pasta para armazenar o backup das outras pastas. Inclusive guardo os dados do Gmail. Eventualmente, gravo uma cópia num HD externo ou DVD.
  • dev: são os programas que desenvolvo. Separo por linguagem: \c, \cpp, \delphi.
  • doc: documentos diversos, como planilhas, textos, etc.
  • inst: são os programas de instalação. Aqui faço uma separação por categorias, como: \dev (desenvolvimento), \driver (drivers instalados no micro), \internet, \iso, \multimidia, \segurança, \sistema (quando não se encaixam em nenhuma categoria anterior).
  • midia: arquivos multimidia, divididos em \audio, \imagem e \video.
  • temp: normalmente armazeno aqui arquivos recém baixados e que ainda não verifiquei.
Além dessas pastas, tenho mais dezenas de outras sub-pastas. Mas essencialmente a ideia é essa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP