Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Organização de pastas e arquivos no computador

Lendo o artigo Como organizar os arquivos e pastas no computador, do blog Efetividade.net resolvi mostrar como organizo o meu computador.

Tenho uma pasta chamada ams (Alexandre Maciel Setta) que é a minha pasta raiz. Abaixo dela tenho a seguinte estrutura:
  • app: aplicativos essenciais, normalmente são programas que não tem instalação (descompactar e usar). Crio uma pasta para cada aplicação, a menos que seja apenas o arquivo executável. Nesse caso, deixo sob a pasta \app.
  • backup: pasta para armazenar o backup das outras pastas. Inclusive guardo os dados do Gmail. Eventualmente, gravo uma cópia num HD externo ou DVD.
  • dev: são os programas que desenvolvo. Separo por linguagem: \c, \cpp, \delphi.
  • doc: documentos diversos, como planilhas, textos, etc.
  • inst: são os programas de instalação. Aqui faço uma separação por categorias, como: \dev (desenvolvimento), \driver (drivers instalados no micro), \internet, \iso, \multimidia, \segurança, \sistema (quando não se encaixam em nenhuma categoria anterior).
  • midia: arquivos multimidia, divididos em \audio, \imagem e \video.
  • temp: normalmente armazeno aqui arquivos recém baixados e que ainda não verifiquei.
Além dessas pastas, tenho mais dezenas de outras sub-pastas. Mas essencialmente a ideia é essa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP