Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Artigo 2 - Como comprar um computador

(Publicado originalmente entre 1994/95)

Quando uma pessoa comum decide adquirir um microcomputador, ela se depara com vários anúncios e ofertas que, na maioria das vezes, não lhe esclarece nada - na realidade apenas coloca mais confusão em sua cabeça. Então, qual a solução para esta pessoa, ou melhor dizendo, que passos ela deve seguir para comprar um microcomputador?

Antes de mais nada, é preciso saber o que fazer com o microcomputador: ele vai ser utilizado apenas como o substituto natural da máquina de escrever, vai realizar um controle de estoque e/ou das contas da(s) empresa(s), ou a principal atividade será, por exemplo, a editoração eletrônica, como a confecção de um jornal?

Deve-se também pensar no futuro. A empresa está em plena expansão e logo esse microcomputador não estará mais satisfazendo as necessidades ou o computador adquirido preenche, com sobras, os requisitos mínimos (como memória, velocidade de processamento, capacidade de armazenagem de dados e possilidade de expansão/atualização)?

Esses pontos devem ser levantados e discutidos amplamente com alguém que tenha conhecimento na área, para esclarecer dúvidas, aproveitar sugestões e já começar a pelo menos ter uma idéia do microcomputador que irá adquirir.

É claro que muitos pontos importantes (como a manutenção, a garantia e o preço) não foram mencionados, mas o intuito não é descrever uma fórmula mágica (mesmo porque ela não existe), e sim fornecer subsídios suficientes para que esta pessoa possa comprar um microcomputador compatível com suas necessidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP