Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Artigo 8 - Compressão de dados

(Publicado originalmente entre 1994/95)

Provavelmente a compressão de dados surgiu da necessidade de se armazenar grande volume de dados em pouco espaço - vale a pena lembrar que o Bug do Ano 2000 é decorrente desta limitação que existia nos micros até a pouco tempo atrás.

Quando digitamos um documento em qualquer editor de textos, normalmente utilizamos cerca de 96 caracteres de um universo de 256, ou seja, 38%. Que representa um "desperdício" de 62%. Desses 96 caracteres, 14 letras (A, S, E, D, R, O, I, U, N, C, M, T, P, L) mais o espaço em branco representam cerca de 90% de um texto. Então, utilizamos os caracteres que aparecem com mais frequência com o menor número de bits (zeros e uns) possível. Na prática, essa técnica permite uma compressão em torno de 45%, dependendo do texto. Mas essa é somente uma das técnicas empregadas na compressão de dados, inclusive alguns algoritmos verificam qual a melhor técnica a ser utilizada em determinado tipo de dados.

Outras técnicas procuram sequências repetidas de letras, ou ainda, de bits, e representam as sequências mais repetidas também com o menor número de bits possível. Quando os dados a serem comprimidos são imagens que não necessitem de alta qualidade e sim grande velocidade no processo compressão/descompressão, o algoritmo utilizado é voltado mais para a velocidade e não tanto para a taxa de compressão máxima, deixando assim, a qualidade final da imagem comprimida/descomprimida um pouco comprometida. Isso é bastane utilizado na Internet, onde a velocidade nas animações é essencial.

Os compactadores de dados têm diversas utilidades:
permitem aos usuários levar (em alguns casos) arquivos com mais de 1.44MB, em apenas um disquete;
torna as transmissões via modem diversas vezes mais rápida;
agiliza o backup (cópia de segurança);
quando a compressão de dados é utilizada com senhas, mantém a privacidade dos dados
diminui o espaço utilizado nos discos rígidos, principalmente dos programas ou dados pouco utilizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP