Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Artigo 13 - Montando um site

(Publicado originalmente entre 1994/95)

O primeiro passo é definir o objetivo do site. Se o site vai ser voltado para assuntos científicos, de nada adianta colocar uma página para download de jogos, ou sobre a sua banda de rock preferida. É interessante que o site aborde o mesmo tema do princípio ao fim.

Os textos que serão colocados devem ser claros e fáceis de ler. Uma linguagem confusa, com uma fonte de letra muito pequena só faz a alegria de seu oculista.

As imagens não devem ser muito grandes. Quanto maior a imagem maior é o tempo gasto para transmiti-la. A última coisa que o usuário quer, é ter que gastar seu precioso tempo esperando que as imagens sejam mostradas. Um bitmap de tamanho 200x200 com 256 cores ocupa 40.000 bytes, um bitmap 50x50 ocupa apenas 2.500 bytes. Dê sempre preferência aos formatos de imagens que utilizam alguma técnica de compactação como .GIF ou .JPG.

Ícones e botões devem ser de fácil identificação. Os ícones e botões existem para facilitar a nossa vida. Colocá-los em um lugar de fácil acesso vai permitir uma navegação mais rápida e fácil em seu site.

Não adianta montar o seu site com uma resolução de 1600x1200 pontos com 16 milhões de cores. O padrão do mercado é de 640x480 (ou no máximo 800x600) com 256 ou 65536 cores. Fugir disso é deixar seu site longe dos olhos da grande maioria dos usuários.

Se o site tiver um opção de download, informar o tamanho do arquivo e fornecer uma breve descrição de como funciona e como instalar o programa. De preferência utilize um compactador que seja comum. Imagine a situação da pessoa, que depois de horas de download, descobre que o arquivo estava compactado com um programa que ele não possui descompactador.

Por fim, a fase de testes. Verificar a ortografia dos textos, a facilidade de navegação dentro do site, a possibilidade de entrar em todas as páginas, a existência de todos os links. Se estiver tudo certo, verifique mais uma vez. Afinal, ter certeza nunca é demais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP