Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Artigo 12 - Internet - Termos e siglas

(Publicado originalmente entre 1994/95)

Em informática, temos muitos termos e siglas, que muitas vezes utilizamos sem saber o seu real significado. Segue aqui, uma lista dos principais termos e siglas utilizados na Internet:

BROWSER — Literalmente, significa paginador. O browser é o programa que permite acesso aos recursos da World Wide Web. Os browsers mais utilizados, Microsoft Internet Explorer e Netscape Navigator, vem acompanhados de outros programas para Internet, como o leitor de correios eletrônicos.

DOWNLOAD — Cópia de arquivos de um computador qualquer para o micro do usuário.

FIREWALL — Sistema de proteção, formado por hardware e software, que impede a entrada de estranhos em redes privadas.

FTP (File Transfer Protocol) — Protocolo de transferência de arquivos. Normalmente, os sites têm áreas públicas de FTP, permitindo que os usuários façam download de programas por esse processo. Protegido por senhas, o FTP também é utilizado para atualizar à distância, sites localizados em empresas hospedeiras.

HTML (Hyper Text Markup Language) — Linguagem em que as páginas são criadas. Determina tamanho, cor e formato de letra, locais de inserção de imagens, colocação de links para outros sites, além de outros atributos.

HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) — Protocolo utilizado pelos computadores ligados à Web para comunicar-se entre si.

ISP (Internet Service Provider) — Provedor de acesso à Internet. Empresa que conecta um usuário à Internet. A ligação com o provedor pode ser feita por linhas telefônicas normais (conexão discada) ou por linhas especiais, ligadas 24 horas por dia (conexão dedicada).

SITE — Palavra em inglês que significa local, lugar. Na Internet, designa um conjunto de páginas que representa uma pessoa, instituição ou empresa na rede. O termo home page é usado para a página principal de site.

WWW (World Wide Web) — Conjunto de protocolos que permite a utilização de imagens, sons e textos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP