Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Artigo 12 - Internet - Termos e siglas

(Publicado originalmente entre 1994/95)

Em informática, temos muitos termos e siglas, que muitas vezes utilizamos sem saber o seu real significado. Segue aqui, uma lista dos principais termos e siglas utilizados na Internet:

BROWSER — Literalmente, significa paginador. O browser é o programa que permite acesso aos recursos da World Wide Web. Os browsers mais utilizados, Microsoft Internet Explorer e Netscape Navigator, vem acompanhados de outros programas para Internet, como o leitor de correios eletrônicos.

DOWNLOAD — Cópia de arquivos de um computador qualquer para o micro do usuário.

FIREWALL — Sistema de proteção, formado por hardware e software, que impede a entrada de estranhos em redes privadas.

FTP (File Transfer Protocol) — Protocolo de transferência de arquivos. Normalmente, os sites têm áreas públicas de FTP, permitindo que os usuários façam download de programas por esse processo. Protegido por senhas, o FTP também é utilizado para atualizar à distância, sites localizados em empresas hospedeiras.

HTML (Hyper Text Markup Language) — Linguagem em que as páginas são criadas. Determina tamanho, cor e formato de letra, locais de inserção de imagens, colocação de links para outros sites, além de outros atributos.

HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) — Protocolo utilizado pelos computadores ligados à Web para comunicar-se entre si.

ISP (Internet Service Provider) — Provedor de acesso à Internet. Empresa que conecta um usuário à Internet. A ligação com o provedor pode ser feita por linhas telefônicas normais (conexão discada) ou por linhas especiais, ligadas 24 horas por dia (conexão dedicada).

SITE — Palavra em inglês que significa local, lugar. Na Internet, designa um conjunto de páginas que representa uma pessoa, instituição ou empresa na rede. O termo home page é usado para a página principal de site.

WWW (World Wide Web) — Conjunto de protocolos que permite a utilização de imagens, sons e textos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP